Neste post vamos falar sobre situações do dia a dia em que a realidade virtual é utilizada.
Como todos nós sabemos a realidade virtual teve um grande impacto nas nossas vidas, sobretudo na industria.
Hoje me dia temos realidade virtual presente na medicina, trabalhos em que envolva design etc. Falei nos hospitais porque hoje em dia a realidade virtual é um tema muito abordado no que toca á medicina, e em baixo vão passar uma serie de exemplos.
Simulação cirúrgica:
Esta técnica começa a ser pensada para, como o nome indica, simular diversas atividades necessárias antes, durante e após uma cirurgia. Numa situação normal, os estudantes colocam-se atrás do médico e observam todo o processo cirúrgico enquanto este decorre. Com as possibilidades oferecidas pela RV, a prática tradicional pode ser substituída pela criação de uma sala virtual, com várias operações a decorrer em loop. Desta maneira, os alunos conseguem assistir mais facilmente a tudo o que se passa, podem ver e rever a cirurgia sem os riscos associados à prática.
Alivio para doentes crónicos:
Os tratamentos associados a diversas doenças crónicas são procedimentos que provocam algum desconforto, dor e mau estar ao paciente. A pensar nestes casos, foi posta a hipótese de utilizar a Realidade Virtual para, literalmente, distrair o paciente.
Tratamento de fobias e stresse pós-traumático:
A Realidade Virtual é uma opção que começa a ser utilizada por psiquiatras para tentarem ajudar o paciente a superar as fobias. Isto porque uma das melhores maneiras de derrotar um medo é, precisamente, enfrentá-lo, e a RV permite simular diferentes ambientes que expõem o utilizador sem que este perca o controlo da situação. Assim, é possível parar a experiência quando sentir que está no limite e manter a segurança de estar rodeado pelo medo mas apenas num mundo virtual.
Com isto podemos reparar que a realidade virtual está bastante presente na medicina, mas não só. Eu abordei a medicina pois achei que seria um assunto mais relevante mas o que é que vocês acham? Digam-me a vossa opinião!
Comments
Post a Comment